RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO - IESB - VÁRZEA




IESB – INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL
LICENCIATURA  EM  HISTÓRIA

Francisco Alves Araújo








RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
















GUARACIABA DO NORTE – CEARÁ
2011
FRANCISCO ALVES ARAÚJO






RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I





Relatório de Estágio  Supervisionado I do Curso de Licenciatura em História apresentado ao IESB (Instituto de Educação Superior do Brasil), realizado no período de 18 / 09 /2011 a 10/10 / 2011 no total de 120 horas, com o objetivo de compreender as técnicas  aplicadas no ensino  da disciplina  de História nas diferentes  situações do cotidiano da sala de aula, sob a orientação da Professora Maria das Graças Quixadá, o Estágio foi realizado na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Silvestre de mesquita situada no Distrito de Várzea dos Espinhos – Guaraciaba do Norte - Ceará





VÁRZEA DOS ESPINHOS – GUARACIABA DO NORTE

2011




















AGRADECIMENTOS

           A Deus pela vida, pela inspiração e pelas pessoas que  fazem me sentir gente com seus incentivos;
          A minha esposa, ao meu filho e minhas filhas, por fazer-me um esposo e pai feliz, auxiliando nos meus mais difíceis momentos;
          Aos  meus inesquecíveis professores que sempre apostaram no meu potencial e acreditaram no meu talento.
























“Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando intervenho, intervindo educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.”
Paulo Freire


SUMÁRIO


1.    INTRODUÇÃO..........................................................................................
05
2.    ASPETOS FÍSICOS..................................................................................
06
2.1.        Identificação.........................................................................................
06
2.2.        Estrutura de funcionamento.................................................................
06
2.3.        Estrutura física.....................................................................................
07
2.4.        Condições de material.........................................................................
08
3.    ASPECTOS ADMINISTRATIVOS.............................................................
09
3.1.        Quadro Administrativo..........................................................................
09
3.2.        Programas e Projetos..........................................................................
09
3.3.        Participação da comunidade................................................................
11
3.4.        Regimento Interno................................................................................
11
3.5.        Relacionamento administrativo x corpo docente x corpo discente......
12
3.6.        Principais atividades desenvolvidas na escola....................................
12
4.    ASPECTOS PEDÁGÓGICOS...................................................................
13
5.    OBSERVAÇÃO DE SALA DE AULA.........................................................
15
5.1.        Caracterização geral da turma.............................................................
15
5.2.        Planejamento.......................................................................................
15
5.3.        Atuação pedagógica do professor.......................................................
15
5.4.        Atividades em  grupo...........................................................................
16
5.5.        Atuação dos alunos..............................................................................
16
5.6.        Relação do professor x aluno, aluno x aluno, professor x família........
17
         CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................

         REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................

         APÊNDICES................................................................................................

         ANEXOS.....................................................................................................





1.    INTRODUÇÃO


O Estágio Supervisionado I do Curso de História (Licenciatura) do IESB (Instituto de Educação Superior do Brasil) realizado na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Silvestre de Mesquita,  no período de 18 / 09 / 2011 a 10 / 10 / 2011 com base nas orientações da professora Maria da Graças Quixadá.
O objetivo geral do trabalho é compreender o ensino e a aprendizagem da disciplina História no espaço da sala de aula, nos vários níveis de conhecimentos e nas diversidades da turma. O relatório tem como objetivos específicos compreender o processo de elaboração, registro e realização de aulas, planos e planejamentos; perceber a questão dos relacionamentos da escola com os seguimentos envolvidos no ensino e aprendizagem e entender o trabalho e função do profissional da educação no âmbito da Entidade Escolar.
Constatei  na minha observação, uma série de fatores que muitas vezes podem levar o aluno a se dispersar do conteúdo explanado, assim como, fazê-lo entender a história de forma estática e irreflexiva, uma das causas que muito atentei,  foi à questão didática-curricular, onde, autores de livros didáticos aleatoriamente deixam de seguir uma seqüência essencial para a compreensão do contexto que poderia estar inserido na base de conhecimentos do aluno. No decorrer das observações percebi também que o professor está mesmo focado a atender as exigências dos sistemas de educação e cumprimento de normas regras e leis da educação no que diz respeito a currículo, a o que posso atribuir também parte do insucesso do ensino e da aprendizagem da História na maioria das escolas que conheço.
O Relatório de Estagio Supervisionado I traz em sua essência as informações de práticas metodológicas de sala de aula, com visão e foco para o comportamento e reação do aluno em relação ao ensino, a aprendizagem e o relacionamento do aluno x aluno, aluno x professor, aluno x pais, e aluno x gestão escolar. Mostra em todos os aspectos a cara da Instituição em suas estruturas físicas e organizacionais, onde pude observar na íntegra, a funcionalidade da escola.
Este documento  trata de informar aos leitores  sobre o plano de aula, planejamento e formas de avaliações suas finalidades e realizações.

2. ASPECTOS FÍSICOS


2.1. Identificação


O Estágio Supervisionado I foi realizado na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Silvestre de Mesquita situada na zona Rural do Município de Guaraciaba do Norte e zona Urbana do Distrito de Várzea dos Espinhos, à Rua Nossa Senhora do Perpétuo Socorro S/N, CEP 62380000, telefone: (88) 3652 3016. A mesma está em funcionamento das 07h30min  às 11h30min no turno manhã e das 13h00h às 17h00min no turno da tarde, funcionando ainda como anexo da Escola Estadual Monsenhor Antonino no turno noite.
A intuição entrou em funcionamento no ano de 1978 numa área de 100 metros quadrados doado pelo proprietário Silvestre Fernandes de Mesquita, com o objetivo de educar a comunidade para o trabalho do homem no campo, ficando assim conhecida por Centro de Educação Rural na Sigla CERU, só recebendo o nome atual em anos recentes.


2.2. Estrutura de funcionamento


A escola Silvestre de Mesquita conta com 15 salas de aula, uma Biblioteca, uma Diretoria, uma sala de Coordenação, uma sala para professores, uma Secretaria, uma cantina, um depósito, um almoxarifado, um Laboratório de Informática, 12 banheiros entre os quais dois com adaptações para deficientes, um Centro Odontológico, uma Quadra Poliesportiva e Parquinho Infantil, 01 sala pequena onde funciona a secretaria das salas de Ensino Médio do Monsenhor Antonino, dois pátios cobertos, três corredores e dois pátios descobertos, área verde e pequenas hortas comunitária e  medicinal.
Funciona ativamente com as modalidades de Ensino Infantil, Fundamental I e II, e como anexo da Escola Monsenhor Antonino da Sede do Município oferece também Ensino Médio; disponibiliza ainda suas dependências como sede para o IESB (Instituto de Educação Superior do Brasil) do Piauí,  que oferta Cursos para  turmas de Pedagogia, Administração, História, Letras e uma turma de Pós- Graduação na área de Letras. Atua com Projetos de Ensino (PRO JOVEM) e realiza vários projetos Educacionais como AGRINHO, PROJETO da Cultura AFRO e Projetos de Meio Ambiente.
Pertence ao órgão Municipal de Ensino sob a Administração da Diretora Executiva Fátima Maria Feitosa de Souza que reúne um Núcleo Gestor composto por uma Coordenadora das Modalidades de Ensino Infantil e Fundamental I, a Senhora Maria do Socorro Rodrigues, a Coordenadora do Ensino Fundamental II, a Senhorita Francisca Maria de Paula Gomes e a Coordenadora Administrativa a Senhorita Silvinha Gomes Chaves, auxiliado por uma Secretária (na Função) a Senhora Joana Martins, e Digitador Junior Martins e na parte da Gerência de almoxarifado a cargo do Professor João Batista Soares Ribeiro.
No total de 31 funcionários, 20 são concursados e  efetivos, 11 são contratados temporariamente por tempo indeterminado. No quadro docente conta com 29  professores; 10 contratados e 19 efetivos, 15 trabalham no Ensino Fundamental I e Educação Infantil os outros 14 no Ensino Fundamental II. Somando assim o total geral de 60 funcionários.


2.3. A estrutura física


As salas de aula possuem iluminação natural insuficiente, ventilação precária e padrões inacessíveis ao uso de recursos tecnológicos. A escola não está adaptada ao acesso de pessoas com necessidades especiais,  já que não possuem rampas e existem bastantes calçadas, os banheiros são precários e muito próximos das salas de aula, o refeitório ou cantina é inadequada por sua localização que se encontra vizinha a banheiros ocasionando riscos de contaminação dos alimentos, o depósito que armazena a merenda escolar  em local apertado e com pouca ventilação.
Os pátios  são estreitos e às vezes causam problemas de choques entres alunos nos recreios, a área de lazer onde está instalado o Parquinho infantil também está errada porque foi montado em cima de britas oferecendo assim risco de machucar as crianças nas pedras expostas. A quadra de esportes descoberta expõe os alunos à risco do câncer de pele já que o sol é bastante quente e os mesmos não obedecem aos horários próprios para a prática do esporte. A sala de Educação Infantil com  degraus muito altos oferece risco as crianças na entrada e saída de acesso.


2.4. Condições de materiais


         Os móveis da secretaria da escola são antigos e mal preservados, os equipamentos e utensílios são poucos e os recursos pedagógicos e recursos áudio visuais são insuficientes para a estrutura da entidade. Possui 02 TV de 20’ com antena parabólica, um retroprojetor, um data show, um note book, um som, uma caixa amplificada, um laboratório com 17 computadores com acesso a internet, 01 câmera digital, 01 aparelho de DVD.


















3. ASPECTOS ADMINISTRATIVOS


3.1. Quadro Administrativo


O quadro administrativo da instituição é composto pela diretora executiva Fátima Maria de Souza Feitosa, a Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Fundamental  Maria do Socorro Rodrigues Farias, Coordenadora Pedagógica Fundamental II Francisca Maria Paulo Gomes e a Coordenadora Administrativa e de Eventos Silvinha Gomes Chaves, todas sendo escolhidas seguindo o critério estabelecido em todo o município: a nomeação e indicação do Sistema Municipal de Ensino (Secretaria Municipal de Educação),


3.2. Programas e Projetos


O Projeto Político Pedagógico (PPP) tem a finalidade de estabelecer relações entre os Sistemas de Educação,  Comunidade Escolar  e Comunidade Local e  junto à Administração Municipal pleitear avanços nos setores organizacionais,  físicos e humanos, no intuito de  atender com qualidade a clientela alvo  (o aluno)  preparando-os para o mundo globalizado e para uma melhor condição de vida.
O PPP diagnostica os problemas e deficiências dos setores diversos da Educação no âmbito da escola, conta com a participação de professores, funcionários, Núcleo Gestor, Representantes dos diversos seguimentos da Comunidade, representante de agremiações da entidade, onde cada grupo responde questionário com quesitos pertinentes a problemática da Escola. O Documento  é elaborado democraticamente com a participação ativa de todos os envolvidos nos destinos da educação cidadã.
Reúnem-se em seminários todos os seguimentos da comunidade, em seguida são escolhidos representantes de cada setor por votação da Assembléia, após o conhecimento da realidade atual são entregues documentos de compromissos e reivindicações para melhoria da educação da Entidade em todos os aspectos, resultados que serão posteriormente apresentados a todos no grupo por relatores escolhidos para tal missão.
A avaliação do PPP é obviamente resultado de algum tipo de melhoria que serão observadas ao longo de alguns meses seguintes na prestação de contas em Reuniões de Pais e Comunidade que periodicamente a Escola realiza conforme solicitação no PDE da escola que posteriormente é elaborada para a realização pormenorizadas do PPP.
O PDE plano de Desenvolvimento da Escola cumpre o papel de detalhar ações e objetivos específicos baseados no conteúdo reivindicado do PPP, onde cada um que participou tem a oportunidade de executar seu compromisso em favor da melhoria do aspecto funcional da Escola, visando sempre melhores condições para que haja com qualidade o Ensino e a aprendizagem.
O PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa) intensifica o melhor mecanismo de busca da aprendizagem consistente, onde a criança apreende com mais segurança e fixa sua aprendizagem através de métodos revolucionários no campo da alfabetização, com suas rotinas e suas capacitações de técnicas trabalha o conteúdo numa forma organizada e disciplinada, no intuito de em curtíssimo prazo corrigir defasagens da aprendizagem da criança.
Projetos como AGRINHO, NEGA FULOR e outros de menores portes também são trabalhados envolvendo a comunidade local e a comunidade escolar, onde estimula a freqüência do aluno no dia a dia da escola com entusiasmo e interesse por atividades integradoras e prazerosas como nos esportes e grupos de danças entre outros que são dirigidos pelo GREMIO ESTUDANTIL da escola.
O PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) custeia despesas relacionadas ao setor  pedagógico e de produtos de limpeza e de usos gerais na manutenção dos serviços da escola.
O PNBE (Programa Nacional da Biblioteca na Escola) assiste a escola com acervo de livros de literatura infantil  e obras diversas da literatura brasileira.
O PNAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar) fornece recursos para a compra da merenda escolar que é feita através de licitação nos Estabelecimentos da Capital.
O PTA (Plano de Trabalho Anual) é a forma de organizar e agendar as ações a ser desenvolvidas no decorrer do Ano, com base no PPP e PDE, sempre voltado à melhoria do Ensino e da Aprendizagem procurando mecanismo de aperfeiçoamento e melhoria na qualidade das aulas e das formações do educador.
Além de Programas e Projetos relacionados,  a escola realiza eventos,  datas comemorativas, atuando também na prestação de serviços sociais como nos mutirões na parceria com a Secretaria de Saúde,  trabalho de conscientização e sensibilização dos riscos do trânsito junto ao DEMUTRAN.


3.3. Participação da comunidade


         Todos os eventos projetos e programas culturais são realizados com a parceria, participação e envolvimento da comunidade,  principalmente os que direta ou indiretamente  fazem a rotina escolar . Encontros periódicos onde são convidados grupo de pais para discussão de ações visando a melhoria nos aspectos da disciplina moral do aluno, reuniões que bimestralmente são feitas para informar a assiduidade e mostrar resultados da aprendizagem, palestras sobre temas importantes como: doenças sexualmente transmissíveis, sensibilização a os perigos da imprudência no trânsito; mutirões em parceria com a Secretaria de saúde e Secretaria de Ação Social e seus eventos em combate a o mosquito da dengue e combate a cólera e ainda de datas comemorativas como: dia dos pais, dia das mães, festas juninas, carnaval, páscoa, dia do professor e confraternização natalina.

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3.4. Regimento Interno


A escola possui um regimento interno, onde estão inseridas as regras acordadas junto a todos os envolvidos no ensino da escola que é levado a votação a cada dois anos de forma democrática com base no que estabelece  o Conselho de Educação, nele estão as normas que deverão ser cumpridas por todos da entidade, sendo apenas parcialmente aplicado, em vista da falta de conhecimento do mesmo.


3.5. Relacionamento administrativo x corpo docente x corpo discente


Há muita harmonia no relacionamento, onde a hierarquia é respeitada de forma diplomática com mútuas formas de diálogos, transformando assim o ambiente num verdadeiro espaço democrático com  existência de  muito coleguismo no grupo de trabalho destacando a presença da  interação e tolerância em todos os seguimentos da escola.


3.6. Principais atividades desenvolvidas na escola


A Escola com parceria da comunidade através do Conselho de pais, Grêmio Estudantil e seguimentos diversos promove projetos que visam estimular a inclusão e permanência do aluno, integrando também as pessoas da comunidade local, abrindo espaços para a participação de todos no seu dia a dia.  Sabe – se que  atividades atrativas na escola melhoram o rendimento escolar o que se percebe durante os eventos esportivos, nas realizações de gincanas estudantis, eventos comemorativos com apresentações na quadra ou no pátio , seminários, fóruns e realização de culminância de projetos..













4. ASPECTOS PEDAGÓGICOS


No turno manhã conta com 04 turmas de educação Infantil, um 1º Ano (PAIC), uma turma de ALFA e BETO (2° ano), 3º e 4º ano (ambos com PAIC+). No ensino Fundamental II conta com 6º ano A e B, 7º ano A e B, 8º ano A e B. No turno da tarde são 3 turmas de Educação Infantil, uma turma de ALFA e BETO (2° ano), 3º, 4º e 5º anos (os três com PAIC+). No ensino Fundamental II: 6º, 7º, 8º e 9º ano. No turno da noite turmas de 1º, 2º 3º anos do ensino médio e aos finais de semana Cursos Superiores (Instituto de Educação Superior do Brasil – IESB - PI).
           A grade curricular é formada pelas disciplinas:  Português,  Matemática, Língua Inglesa, Ciências, História, História do Ceará, Geometria, Física, Biologia, Religião e Artes. Esta grade não satisfaz a necessidade da escola já que o ano todo  é trabalhado projetos como da Cultura afro e do meio ambiente, discute- se uma possibilidade de criação de uma disciplina que insira os citados assuntos como parte componente do currículo escolar. Para a realização das atividades com os alunos  nessas disciplinas a  escola dispõe de recursos oriundos dos programas federais que assiste sempre a tempo a manutenção básica da rotina da escola.
Quanto à formação dos docentes que trabalham diretamente com as crianças, a escola está devidamente regularizada conforme o art. 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) onde ressalta que os professores deve atuar tendo formação “em nível superior, em curso de licenciatura e graduação plena (...) e como formação mínima a oferecida em nível Médio, na modalidade Normal”, quase todos possuem formação na área que atuam e os que não têm a formação, trabalham  licenciados com uma  autorização da Crede 5 sediada em Tianguá – Ceará.
As aulas para atenderem às diversidades de necessidades, interesses  e estilos de aprendizagem dos alunos e alunas,  estão sendo bem diversificadas, mas, ainda falta certo atrativo que faça com que o aluno desperte maior interesse pelos assuntos abordados na sala de aula, já que são assíduos à escola. Percebe - se a ausência de desafios,  quando isto acontece,  o aluno sente dificuldade em resolvê-los.
Os conteúdos e as atividades de aprendizagem são relativamente acessíveis a todos os alunos e alunas, com o complemento de projetos educacionais e projetos de trabalhos desenvolvidos pela escola as atividades são diversificadas para satisfazer os diferentes de conhecimentos do aluno.
Após o diagnóstico dos níveis dos alunos, a escola  desenvolve  um conjunto de atividades que promovem a compreensão, a aceitação e a valorização das diferenças, reunindo seu corpo docente, traça metas e elabora planos de ação onde em cada disciplina estabelece alvos para as séries, promovendo a interação interdisciplinar, com atividades voltadas ao atendimento das diferenças e defasagens detectadas.
 A escola busca satisfazer as necessidades específicas dos alunos através de atividades diversificadas, levando em consideração as especificidades dos mesmos, através do corpo docente observa suas carências dentro do contexto da realidade elaborando  planos de ação e realizando  projetos que visem corrigir as deficiências encontradas.
Os alunos que freqüentam a Instituição não estão inseridos no ensino regular no turno contrário, porque todos estão dentro de suas faixas etárias e há programas específicos para corrigir a defasagem da aprendizagem como o ALFA E BETO e o PAIC MAIS que assiste o aluno em suas carências.
A escola tem o atendimento pedagógico, psicopedagógico, odontológico, e quando solicitado com o apoio e atendimento sistemático do psicólogo, já que o Município dispõe de poucos recursos humanos em todas essas áreas. Não tem médico, mas, conta com a parceria do PSF (Programa Saúde da Família) da comunidade que atende o aluno quando solicitado, Prestações de serviços de primeiros socorros e farmacêuticos.











5. OBSERVAÇÃO DE SALA DE AULA


5.1. Caracterização geral da turma


          A turma 9º ANO B tem  25  alunos na faixa etária de   13  aos 16     anos, com predominância para a classe feminina com 14 e somente 11 alunos do sexo masculino. A Situação familiar da turma é moderadamente equilibrada, de bom relacionamento com pais e comunidade, nível econômico de baixa renda, sendo em sua maioria filhos de agricultores. O nível de rendimento escolar de médio a satisfatório, com um índice baixo de defasagem de conteúdos em relação à série. O interesse do aluno é que está de médio à regular com poucos alunos dispersos na sala, alguns alunos não tendo o hábito de participar das aulas ainda se inibe na hora de apresentar trabalhos orais. Outro aspecto observado é a questão da indisciplina que chega a atrapalhar o andamento de uma boa aula, já que o dinamismo perde suas finalidades e objetivos dentro do aspecto do seu contexto.


5.2. Planejamento


O Planejamento insere adequação as características da turma dentro da filosofia do Sistema Municipal da Educação, conforme PCNs, acrescentando projetos, datas comemorativas e eventos da realidade da comunidade escolar, e é sempre operacionado  pelos agentes envolvidos diretamente na sala de aula, com integração e apoio do Núcleo Gestor e dos pais.


5.3. Atuação pedagógica do professor


O professor democraticamente estabelece regras  para a turma e quanto à rotina da sala com sua  diversidade vai exigindo atividades diferenciadas a cada dia e cada aula, buscando atrativo para o educando. A linha pedagógica é baseada na filosofia criativa,  inovadora e construtivista de Paulo Freire, o professor com sua linguagem bem acessível, mas formal,  conduz a explanação do assunto dando oportunidade da interação do aluno, que é motivado com dinâmicas e jogos de fixação do conteúdo.
Percebe – se liderança sem rigor na condução da sala,  mostra  compromisso através da propriedade e segurança com que transmite o conteúdo, exerce domínio sobre a turma sem chamar a atenção repetitivamente.
O professor aborda o conteúdo de uma forma esquematizada fazendo que haja compreensão imediata do assunto, desenvolve técnicas que instiga o aluno a ampliação da aprendizagem, despertando o interesse  pela disciplina e pela a aula. Recursos áudio visuais são usados com frequência, bem como, recursos de pesquisas via internet, promovendo assim,  um campo de desafios que induz o aluno a apreender prazerosamente o conteúdo da História.


5.4. Atividades em grupo


As atividades em grupo incluem,  além das brincadeiras e dinâmicas integradoras, a socialização dos conteúdos que são levados de uma forma bem participativa fazendo com que o aluno sinta sua autonomia em relação ao seu modo de partilhar e receber conhecimentos dos demais membros do grupo.


5.5. Atuação dos alunos


O aluno na sua maioria mostra sempre interesse pelo assunto e pela aula, participa com questionamentos bem pertinentes, coopera com a organização da sala quando necessita deslocamentos de carteiras, sugere e critica determinadas ações da escola.


5.6. Relacionamento do professor x aluno, aluno x aluno, professor x família
        

 O relacionamento do professor com os alunos é amigável e respeitoso, enquanto o respeito aluno x aluno não é tão elogiável, muitas vezes se tratam com determinadas grosserias, mas pra eles adolescentes é tudo normal,  se aborrecem mas se perdoam em seguida, enquanto a relação do professor com a família, está sempre muito bem, inclusive hoje com toda a problemática tem se contado muito com o auxílio dos pais na disciplina moral do aluno.

























CONSIDERAÇÕES FINAIS


Observei atentamente em todos os aspectos o aluno com suas ansiedades, suas particularidades  e seus hábitos comportamental de sua educação doméstica, assim como o professor com sua paciência, Tolerância e perspicácia confrontarem idéias dentro de objetivos voltados ao ensino e aprendizagem de ambas as partes. O aluno por sua vez buscando o aprender do conteúdo curricular, enquanto o professor se fazendo apreender com a turma, a convivência e o mundo coletivo de todas as exclusividades das diversas formas de vida existentes no grupo.
Foram muito gratificantes e proveitosos estes momentos em que estive na sala, ora como  aluno, ora sentindo-me professor ou ainda na posição de  pai, pude analisar como é importante o trabalho de professor e ainda conhecer características diferentes dos métodos de levar conhecimentos ao aluno. Tive uma boa visão de como se planeja uma aula e ainda como se coloca o plano em ação dentro do cronograma programado. Foi proveitoso também o momento da observação porque tive informações detalhadas sobre aspectos socioeconômicos cultural do aluno em seu contexto escolar, assim pude compreender algumas dificuldades de aprendizagem.
O apoio de profissionais como psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagógico  seria muito importante e necessário já que também se observam determinadas situações fora da área de formação do professor desta respectiva série observada, numa conversa com o Núcleo gestor pude comprovar os avanços extraordinário desta última década, graças ao esforço de um quadro docente comprometido e qualificado.









REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


APOLINÁRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá: história / organizadora. Editora Moderna. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2007.


BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Editora do Brasil S/A.


FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa - versão 3.0 – Eletrônico. Editora Nova Fronteira.